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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Antes e depois


Em seu livro The Art of Advertising, George Lois, ex-diretor de arte da Doyle Dane & Bernbach e da sua agência, a Papert Koenig Lois, apresenta alguns dos trabalhos mais emblemáticos dos anos 1960 e início dos 1970. O talento de Lois para estruturar uma ideia por meio de uma combinação de palavras e imagens é representado em sua campanha publicitária para a Coty: Before After satiriza o glamour instantâneo, mensagem tão comum nos anúncios de produtos de beleza. Antes que ele pudesse ir em frente com o fotógrafo Richard Avedon na versão para TV deste anúncio de revista, a comediante Alice Pearce morreu. Lois conta que, encontrar uma substituta para a bela modelo teria sido fácil, mas só havia uma Alice Pearce  Um exemplo dos efeitos da censura sobre a história em quadrinhos. O período de 1929-1945 caracteriza-se na Europa por um certo conservadorismo, reforçado pela invasão dos produtos americanos. Na Itália de Mussolini, a criação de algumas séries com argumentos da ideologia fascista, e a "italianização" dos quadrinhos americanos, oficialmente proibidos porque vinham de uma nação inimiga. Na França entre 1953-1969, campanhas contra a arte dos quadrinhos e contos em HQ, submetendo previamente à censura as histórias de Tarzan, ilustrado por Burne Hogarth  "... um artista pode moldar o barro inerte que tem sobre a tripeça de trabalho, e fazer dele, à vontade, uma vasilha ou um deus... tenho a impressão que o Brasil se decidiu pela vasilha." Eça de Queirós, inédito da Correspondência de Radique Mendes, 1888. "O Eça vislumbrava, e se arrepiava, com o abismo de ganância das sesmarias e dos latifúndios às fazendas multinacionais, sem jamais darmos terra aos que a cultivaram outrora, os que hoje a cultivam (...). Dos tempos em que o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias até o dia de hoje, o princípio que tem norteado nossa política de ocupação da terra é o direito divino da propriedade (...). Nunca chegamos a nada que se parecesse com uma reforma agrária, isto é, uma distribuição democrática das terras agrícolas entre a massa dos lavradores do país, dos que realmente lavram o chão e não são filhos de algo, de alguém, fidalgos."
© George Lois (Campanha Coty Cremestick, Papert Koenig Lois, 1966. George Lois, Bill Pitts,The Art of Advertising: George Lois on Mass Communication, Harry N. Abrams, 1977. Link George Lois) / © Burne Hogarth (Tarzan, copyright U.F.S - U.P.I. Bande dessinée et figuration narrative, Musée des Arts Decoratifs, Louvre, 1967) / (Antonio Callado, Entre o deus e a vasilha: ensaio sobre a reforma agrária brasileira, a qual nunca foi feita, Nova Fronteira, 1985)